Piscina Caleira Finlandesa

A sua piscina espelho de água

A caleira finlandesa é uma alternativa ao desenho hidráulico por skimmers. A caleira finlandesa possibilita uma limpeza mais efectiva do espelho de água porquanto a lâmina de água (onde se encontra a poluição mais importante) transborda para o interior de uma caleira em todo o perímetro do tanque, daí que seja usada, de forma obrigatória, em piscinas de uso público.

Neste sistema de circulação, a água que transborda na caleira é escoada, por queda livre através de ramais de descarga, até um tanque de compensação, tanque de onde a bomba de circulação aspira a água e, depois de filtrada, fá-la retornar à piscina pelos bicos injectores.

Porque razão as piscinas de caleira finlandesa têm necessariamente que ter um tanque de compensação?

O tanque de compensação é um órgão indispensável para o bom funcionamento do sistema de recirculação de água: recebe a água recolhida à superfície pelas caleiras e evita que a água deslocada pela entrada dos banhistas na piscina transborde e se perca nos esgotos. Além disso deve comportar as reservas necessárias para a imediata reposição da água perdida nas lavagens dos filtros. O tanque de compensação deve pois ser equipado com as sondas de nível e os dispositivos que permitam o seu funcionamento automatizado.

Qual é o rácio entre a volumetria da piscina e a volumetria do tanque de compensação?

O tanque de compensação deverá ter a capacidade de 10% do volume da piscina, ou seja, a título de exemplo, se a piscina tiver 100m3 (100.000l) o tanque de compensação deverá ter a capacidade de 10m3 (10.000l).

O tanque de compensação deve ser visitável para possibilitar operações de limpeza regulares e o controlo do funcionamento dos seus dispositivos.

 

Quanto à caleira propriamente dita, ela é dissimulada com grelhas, normalmente fabricadas em PP com tratamento anti-raios UV. A cor mais comum é o branco, embora haja desde há uns anos a esta parte grelhas de cores diversas para melhor enquadramento estético e arquitectónico.

Há quem não lhe agrade nenhuma das soluções disponíveis no mercado. Nesse caso a caleira pode ser dissimulada com recurso a duas pedras suspensas sobre a mesma sendo que, neste caso, apenas é visível uma pequena ranhura no perímetro da piscina.

Inspire-se aqui

Conheça algumas das piscinas com Caleira Finlandesa que já construímos para clientes.

Facebook
Facebook
YOUTUBE